sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CONHECIMENTOS 5 - A MAGIA DO XADREZ






Muito se fala sobre os diversos benefícios que a prática do xadrez possibilita, sobretudo como ferramenta facilitadora da aprendizagem, visto que este é conhecido por ser o jogo dos intelectuais, que dentre os resultados mais notáveis com relação ao seu fomento da inteligência, temos o aumento da velocidade do pensamento, a melhora do QI, a melhora da comunicação e o aprendizado de uma nova língua, pois uma das várias inteligências desenvolvidas pelo xadrez é a inteligência verbal.

Há estudos que propõem que o o jogo de xadrez também é excelente para a nossa saúde mental, podendo até prevenir doenças como Alzheimer e demência, devido a sua capacidade de exercitar o nosso cérebro. Mas será que os benefícios do xadrez só podem ser aplicados restritamente ao desenvolvimento intelectual e à manutenção do nosso equilíbrio mental?

É importante levar em consideração que pretender ser um mago é mais do que simplesmente desenvolver faculdades parapsíquicas, porque faz parte também da magia o cultivo da sabedoria e das virtudes, sem as quais o poder seria empregado inconsequentemente e o resultado seria daninho tanto para os outros como para quem fizesse o mal uso de suas habilidades.

Existem alguns benefícios muito interessantes que a prática do jogo da mente nos concede: respeito, poder de análise das consequências e responsabilidade por nossos próprios atos. Em outras palavras, poderíamos deduzir que adquirimos mais consciência, podendo conhecer e respeitar melhor as leis universais e até da convivência humana, pensarmos e refletirmos antes de tomarmos uma atitude equivocada, e caso a tomarmos, não culparmos a outrem pelos nossas próprias falhas.

Existem muitas práticas de mantralização, de auto-sugestão e de meditação que tem como o objetivo a ampliação da consciência e o desenvolvimento das virtudes. Na minha compreensão o xadrez figuraria entre os diversos métodos possíveis para atingir este mesmo objetivo.

Quem não já ouviu falar sobre os quatro pilares da magia: querer, saber, ousar e calar? E o mais curioso: quem já imaginou que jogar xadrez pode te exercitar nestes quatro pilares? Umas das coisas que a prática deste jogo desenvolve é a concentração, melhora na aprendizagem, melhor desempenho na tomada das decisões e capacidade de pensar mais e falar menos!

Portanto, não podemos ter vontade se não pudermos nos concentrar em nossos objetivos, elegendo o que é vital, focando e direcionando os nossos esforços em prol de algo. Semelhantemente, com mais consciência e com  mais maturidade intelectual se torna mais fácil o estudo (das coisas e de si), o que é potencializado pelo desenvolvimento da atenção que é aprimorada nas partidas de xadrez. E quanto ao ousar, um dos seus significados é se arriscar, se decidir, que é o que fazemos nas jogadas sempre entrando sabendo que podemos vencer ou perder e sempre decidindo qual é a melhor estratégia.

Ademais, a prática do xadrez ainda fortalece a nossa criatividade e imaginação, além de aguçar a nossa inteligência espacial, e bem sabemos quão precioso é o poder da meditação criativa e da imaginação em rituais cerimoniais para obtermos o que desejamos e nos comunicarmos no plano mental com as inteligências extra-físicas. O jogo mental por excelência também aumenta a nossa autoconfiança, a nossa fé em nós mesmos, sem qual nem os milagres podem acontecer (vide os quatro evangelhos bíblicos).

O xadrez nos ensina a virtude da paciência e a vontade de vencer, e esta pode ser direcionada para superarmos tanto os obstáculos que a vida nos interpõe como os obstáculos que nós mesmos nos interpomos. Além disso, ele nos ensina que na verdade nunca perdemos, mas sempre ganhamos sabedoria, portanto o xadrez é definitivamente mágico e vale à pena experimentar!

Por Diôgo Santos, escritor e poeta.

Você pode gostar de ver também as minhas poesias Tabuleiro, o Jogo da vida e  as Parábolas 2 - O enxadrista vira o jogo, boa leitura!

Gostou? deixe um comentário, nos siga no blog, e compartilhe entre os seus amigo! Gratidão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário