domingo, 14 de abril de 2024

CONHECIMENTOS 1 - O PODER DOS MANTRAS


PARA COMEÇAR


Saudações pessoal, eu que já mostrei o meu lado artístico e filosófico através das poesias e das minhas reflexões neste blog, e agora  estou trazendo mais uma novidade, que é uma série de postagens compartilhando o meu conhecimento e a minha experiência com a espiritualidade, e é muito oportuno para mim começar falando um pouco sobre os mantras.

Mantras ou Mantram é uma palavra que vem do sânscrito que significa instrumento da mente, o que já nos dá uma pista do que eles sejam, isto é, uma ferramenta para manifestar o poder da nossa mente e obtermos aquilo que desejamos.

Eu poderia dizer por experiência que qualquer palavra que proferimos tem um potencial de manifestação e de criação, visto que somos a imagem e a semelhança do Criador, compartilhamos com ele em escala microcósmica esse poder criativo através da nossa palavra, falada ou mentalizada.

Que o mundo tenha sido trazido à existência pelo poder do som não é algo novo, podemos ver isso na Bíblia e nos Livros Sagrados hindus, visto que os antigos místicos e religiosos já conheciam o fascinante poder dos sons e das palavras, mas que atualmente essa propriedade já está sendo cada vez mais reconhecida pela própria ciência, como o poder que música exerce sobre a nossa psique, os ultrassons com propriedades curativas e etc.

Voltando a focalizar nos mantras, estes geralmente são palavras ou frases em uma língua antiga (como sânscrito, latim e hebraico) e segundo alguns isso proporciona mais poder ao mantra, o que na minha opinião o mais importante é a fé empregada, pois na mentalização por exemplo, qual língua seria utilizada? A linguagem universal da mente.

Existem mantras com os mais diversos fins e propósitos, como por exemplo, mantras para ativação dos "dons" espirituais, mantras para prosperidade, mantras para aumentar o poder de sedução, mantras para trabalhar os nossos defeitos, enfim, há muita variedade quanto a finalidade, e há inclusive os mantras negativos, por isso o bom senso e a intuição com tudo aquilo que se pesquisa sobretudo na internet!

Por experiência própria a prática da mantralização requer muita energia prânica, por isso eu recomendo que se comece paulatinamente, a partir de cinco minutos, e com o tempo vá aumentando, e preferivelmente se faça uma captação de energia vital como pranayama ou antes ou depois de cada sessão, para não ficar muito exaurido.

Podemos usar um japa ou um terço para ajudar a contar quantas vezes mantralizarmos, mas podemos também usar um temporizador, bem como contar mentalmente a pausa de cada respiração, o improviso é bem vindo em muitos casos e nos ajuda a ficar menos dependentes de apetrechos secundários.

Mantras funcionam? pela minha experiência sim! até agora todos os mantras que eu utilizei surtiram algum efeito, mas como eu gosto de dizer, magia não é mágica, portanto, se você realmente quer alguma coisa, você tem que trabalhar para isso, e com os mantras não seria diferente, é preciso a mantralização regular para se obter bons resultados, pois nada cai do céu hahaha.

O que eu posso adiantar é que cada pessoa porém tem facilidade com certo tipo práticas místicas, enquanto que com outras não há muita eficiência, por isso recomendaria experimentar de tudo um pouco ou buscar mais autoconhecimento com profissionais capacitados, como numerólogos, astrólogos e oraculistas.

O MANTRA OM

Jamais poderia falar de mantras sem me reportar ao venerável mantra Om. como falei no começo do post, é muito oportuno para mim começar com as transmissões de conhecimento falando sobre os mantras, visto que foi através deles que descobri e desenvolvi a minha mediunidade, e em especial o mantra Om.

Este é o mantra mais poderoso e mais sagrado dos hindus, com o qual se inicia muitos outros mantras (seria correspondente ao nosso amém nas orações). Ele também é um bija mantra, isto é um mantra silábico que trabalha um chacra, e neste caso o Ajña, ou chacra frontal, que é justamente o chacra responsável pela nossa mediunidade de uma forma mais direta.

Portanto acredito eu que, por experiência própria, a prática deste mantra para as pessoas mais sensíveis a este tipo de prática mística, desperte e desenvolva sobretudo as suas falculdades psíquicas ou mediúnicas, e que como cada pessoa tem seus próprios "dons" (desculpe-me quem faz polêmica com o uso deste termo para faculdades psíquicas, eu sei o que elas são e que elas não são "dadas de graça" mas gosto de chamar assim) eu acho desnecessário dizer quais foram os dons que eu despertei aqui, pois cada um que praticar vai ter um resultado diferente.

Mas eu acho que o mais bonito deste mantra está para além de você descobrir a sua mediunidade, pois através dele vivenciei uma experiência mística maravilhosa de unidade e de paz, e para mim nada se compara a isso, você ter consciência de que faz parte do Todo e agir como tal, sem se esquecer de que os mantras são apenas instrumentos e de que a experiência em si não serve para nada se nós com o nosso livre arbítrio não nos esforçarmos para evoluir.

ALGUNS MANTRAS LEGAIS

Se formos pesquisar pela internet afora, a lista de mantras é interminável para todo o tipo de finalidade, e mais uma vez friso a importância do bom senso e da intuição pois a dualidade está em tudo! Deixo aqui alguns mantras que, além do Om, marcaram a minha estrada mística:

Om Shanti - paz interior
Om maha devaya namah - proteção dos devas
Om sri sarasvati namah - inspiração
Om sri ganesha namah - conhecimento e inteligência
Om sri lakshmiayê namah - prosperidade
Om ram ramaya namah - cura espiritual
Shante prashante sarva vishada upasha mani svahá - contra tristeza

Shante prashante sarva bhaya upasha mani svahá - contra o medo
Om namah shivaya - renovação na vida, se desfazer do que não nos serve mais (tenha certeza do que quer, pois esse mantra é poderoso e nem sempre o despego é fácil)
Yam - sabedoria, intuição, tranquilidade em aceitar a vida do jeito que ela é ( é o bija mantra de Anahata, o chacra cardíaco).
Om sri suryaya namah - sucesso, alegria, pensamento positivo
Om sri shukraya namah -sedução e magnetismo

Obs.: Como compartilhei, os mantras são instrumentos, e como tal podem ser usados para ajudar ou para prejudicar, dependendo da intenção, lembre-se sempre da lei da causa e efeito, porque essa sim nunca falha! Boas práticas! 

Sol Rhui, escritor do blog e oraculista.

Gostou? compartilhe entre os seus amigos, nos siga no blog e comente, deixando as suas dúvidas que eu terei o prazer de responder, dentro das minhas possibilidades! Gratidão!





Nenhum comentário:

Postar um comentário